terça-feira, 17 de maio de 2011

PortalQualidade.com - Newsletter nº 100

Entrevista de Maio
 
Maio/2011
Nathaniel Pereira
Sócio-diretor do NTW Contabilidade e Gestão Empresarial

As inscrições para o ciclo 2011 do MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas já estão abertas. A premiação reconhece as organizações que investem em conceitos e práticas de gestão. Em 2010, foram 99 mil organizações inscritas. Nove delas foram reconhecidas nacionalmente, entre elas a NTW Contabilidade e Gestão Empresarial, vencedora na categoria Serviços. Criada em 1989, em um quartinho na casa de um dos sócios, a empresa experimentou resultados importantes a partir de 2007, quando fez seu primeiro Planejamento Estratégico. Na entrevista a seguir, Nathaniel Pereira, sócio-diretor da NTW, conta um pouco do histórico da gestão pela qualidade na empresa.

“Percebemos que para crescer era necessário não só pensar grande, mas principalmente, agir como uma grande empresa”



Equipe Editorial - Como e quando a NTW começou a atuar com ferramentas da qualidade?
Nathaniel Pereira -
A utilização de ferramentas da qualidade começou em 2007. Percebemos que para crescer era necessário não só pensar grande, mas principalmente, agir como uma grande empresa. Foi onde iniciamos o processo de evolução no sistema de gestão da NTW. O primeiro passo era trabalhar de forma coordenada. Então fizemos o nosso primeiro Planejamento Estratégico. Foram impressionantes os nossos resultados naquele ano. Então decidimos que além do Planejamento Estratégico, era preciso padrões de trabalho. Foi onde definimos que buscaríamos a Certificação na ISO 9001. Trabalhamos por 17 meses até a auditoria de certificação. O resultado foi o melhor possível. Graças ao envolvimento e participação de todos os membros da nossa equipe, nenhuma não-conformidade foi identificada. Obtivemos nota máxima na área foco da auditoria, e para finalizar o auditor ainda fez um registro de esforço digno de nota. A participação da nossa equipe na construção do Sistema de Gestão Qualidade fez toda a diferença. Em 2009, ficamos conhecendo o MEG -Modelo de Excelência em Gestão, através do MPE Brasil, onde passamos a adotá-lo como o nosso modelo de gestão. Com isto evoluímos ainda mais na forma de gerir a nossa empresa.

Equipe Editorial - De que forma os processos de gestão da qualidade se refletem nos resultados da empresa?
Nathaniel Pereira -
Com a utilização do MEG, aprendemos a trabalhar orientado por resultados, onde nosso desempenho teve um salto tanto qualitativo quanto quantitativo. Passamos a monitorar vários indicadores de desempenho, e a partir das análises, identificamos oportunidades de melhoria de forma contínua. Com o envolvimento da nossa equipe na construção do modelo de gestão, todos se sentem responsáveis e comprometidos com um melhor desempenho. Como resultado, temos conseguido crescer a taxa de 30% ao ano, desde que adotamos um modelo de gestão mais profissional.

Equipe Editorial - Como a NTW envolve seu público interno no compromisso de focar sua atuação nos processos de qualidade?
Nathaniel Pereira -
Trabalhamos a gestão de forma bem participativa. O nosso planejamento estratégico é feito em regime de imersão em ambiente externo (Hotel Fazenda), onde toda a gerência participa na avaliação dos resultados no ano atual, bem como na definição dos planos de ação necessários ao alcance dos objetivos estratégicos. Isto faz com que a equipe perceba o quanto valorizamos a competência que temos reunida na nossa empresa. Além da participação no planejamento estratégico, temos ainda comitês internos (voluntariado, inovação, recursos humanos, qualidade) onde todos os funcionários participam, de forma voluntária, na busca de melhores resultados e oportunidades de inovação.

Equipe Editorial - Quais os grandes desafios das micro e pequenas empresas atualmente no Brasil?
Nathaniel Pereira -
Acredito que o principal desafio seja superar a falta de conhecimento quanto a técnicas e modelos de gestão. Entender que o fato de ser micro ou pequeno não elimina a necessidade de se trabalhar de forma profissional. Em um país onde a carga tributária e a taxa de juros figuram como as mais elevadas do mundo, o conhecimento qualificado faz toda a diferença. É preciso buscar a eficiência naquilo que se propõem a fazer e se tornar o mais competitivo possível. É a melhor forma de garantir o crescimento e a perenidade de um negócio.

Equipe Editorial - A partir da experiência da NTW, que práticas ou ferramentas o senhor avalia que um empreendedor deve ter em mente quando deseja qualificar a gestão de seu negocio?
Nathaniel Pereira -
Desde que conheci o MEG sou um defensor da sua importância e eficácia. Tenho para mim, que todo e qualquer empreendedor deve ter acesso e conhecer suas ferramentas de gestão, onde destaco: SWOT, PDCA e BSC.

Equipe Editorial - Quais as próximas metas da NTW no que se refere a gestão?
Nathaniel Pereira -
O nosso grande desafio é manter o MEG “vivo” dentro da nossa empresa. Trabalhamos a cada dia para que ele se torne, de forma definitiva, parte da nossa cultura. Quando se fala em qualidade e gestão, aprendemos que não se pode parar nunca. Com isto, decidimos subir mais um degrau na escalada rumo a excelência. Inscrevemo-nos no Prêmio Regional da Qualidade – Vale do Aço 2011, que adota os critérios Compromisso a Excelência.

Equipe Editorial - O que representa o reconhecimento do Prêmio MPE Brasil?
Nathaniel Pereira -
Representa mais do que um prêmio, mas a certeza que estamos no caminho certo. Que o caminho para o sucesso passa principalmente pelo reconhecimento e confiança na equipe. Tivemos a sorte de liderar uma equipe que acredita e luta pela realização dos nossos sonhos.



Maio/2011
Entrevista concedida com exclusividade ao PortalQualidade
Entrevista: Marcelo Barbosa
Direção: Raquel Boechat
Enfato Comunicação Empresarial
(51) 30.261.261
www.enfato.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário