segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Artigo: Empresário ou Empreendedor?

Algumas pessoas confundem e acreditam que ser empresário é o mesmo de ser um empreendedor, mas há inúmeras diferenças. Seria o ideal que todo empresário fosse um empreendedor mas isso nem sempre acontece. E assim como um empresário pode não ser um empreendedor também um empreendedor pode não ser um empresário.

O empresário segundo o novo Código Civil, de 12 de janeiro de 2003, exerce profissionalmente uma atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços. (art. 966 – caput). O empresário é a pessoa física, individualmente considerada, o qual deverá estar formalizado, no que se refere à inscrição na junta comercial. Fonte: administradores.com.br

Para se tornar um empresário, além de capital para investir é preciso adquirir conhecimento em administração de empresas, possuir qualificação para exercer um cargo de liderança e ter conhecimento do setor no qual pretende investir. Muitos acreditam que ter o próprio negócio significa liberdade para tirar férias quando quiser, não ter patrão e ganhar muito dinheiro, mas as coisas não são bem assim. A maioria dos empresários trabalham de 12 a 15 horas por dia; não tem muito tempo para a família; vira dependente de fornecedores, clientes, bancos, funcionários e governo; raramente tiram férias e quanto tiram seu telefone fica 24 horas de plantão para eventualidades; seu patrimônio pessoal fica comprometido com as operações da empresa; e o ganhar dinheiro depende da competência de cada empresário. Fonte: Sebrae

Os empreendedores segundo muitos estudiosos, são pessoas pró-ativas e inovadoras que pensam fora do convencional criando novas oportunidades. O empreendedor vai além de abrir o próprio negócio, ele possui iniciativa e capacidade de transformar uma crise em oportunidade, possui autoconfiança e otimismo para assumir riscos calculados, é persistente e possui motivação singular para superar obstáculos, apaixonado pelo que faz. Além dessas características os empreendedores são lideres natos, possuem capacidade de persuadir positivamente as pessoas para atingir os objetivos e de construir uma equipe sólida.

Nem sempre o empreendedor investe em um negócio próprio, há os empreendedores corporativos também conhecidos como Intrapreneur ou intra-empreendedorismo. Como empregados eles “vestem a camisa da empresa”, criando soluções, disseminando novas idéias, compartilhando conhecimento e transformando metas em resultados. Desta forma, eles geram soluções impactantes para a organização.

Há também os empreendedores sociais que são pessoas, ONG’s e fundações que trabalham em função das comunidades, cidades e regiões em busca de retorno social, disseminam idéias sustentáveis, estimulam a participação da população na esfera política e utilizam sua criatividade para desenvolver melhores condições de vida para as pessoas.

Não possuir características de empreendedor, não se torna motivo para os empresários desanimarem, é preciso desenvolver habilidades, investir no conhecimento e na capacitação. Mesmo não sendo empreendedor é possível atingir o sucesso, basta se esforçar e colocar em mente que para atingir as metas é preciso esforço e muito trabalho.

Além disso, busque conhecer a sua equipe. Talvez você não tenha reparado que possui um empreendedor corporativo entre seus empregados, dê oportunidades para sua equipe mostrar seu potencial. E nós como cidadãos vamos buscar conhecer nossos verdadeiros empreendedores sociais, e vamos nos colocar a disposição e nos unirmos a eles em busca de melhores condições de vida para nossa comunidade.




Juliana Litting de Assis Morais
Administradora, Consultora Administrativo/Financeiro da NTW Contabilidade e Gestão Empresarial da Unidade Ipatinga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário