terça-feira, 22 de março de 2011

NTW quer ser franquia de contabilidade

por Raquel Gondim
Empresa aposta no desenvolvimento profissional dos colaboradores.
Três funcionários e uma sala de 40 metros quadrados era todo o patrimônio da NTW Contabilidade e Gestão Empresarial até o ano 2000, quando completava uma década de mercado. De lá para cá, a empresa, fundada em Ipatinga, no Vale do Aço, mudou processos e sua trajetória. Atualmente com 60 colaboradores, três filiais e planos de abrir o primeiro sistema de franquias de contabilidade do país, o negócio colhe os louros de uma década de administração bem executada.
 
Nathaniel Pereira: auxilio aos clientes em assuntos como fluxo de caixa e orçamento.
 Prova disso é a indicação para a etapa nacional do Prêmio MPE Brasil, concedido anualmente pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que reconhece boas práticas de gestão em micro e pequenos negócios. Este ano, além da NTW, outras três empresas mineiras foram classificadas para a fase final da disputa: Casas Bacana Presentes (Varginha), Vitae Rural (Uberaba) e Medilab Laboratório Médico (João Monlevade). O vencedor será conhecido terça-feira, em Brasília. Cerca de 2 mil corporações empresas participaram da etapa estadual da premiação, segundo o Sebrae. Além dos quatro negócios de Minas, outras 34 empresas concorrem ao título nacional.
O crescimento sustentável é um dos fatores que levaram a empresa a passar pela rigorosa peneira do concurso. De acordo com o sócio-diretor Nathaniel Pereira, que encabeçou as transformações, desde os serviços oferecidos até o relacionamento com os funcionários foram revistos durante sua gestão.
Ele lembra que, ao assumir a empresa, em 2000, uma de suas preocupações foi modificar a oferta de serviços, que se encontrava desatualizada. Foi nessa época que a questão da consultoria ganhou força. “Implantei a assessoria em gestão financeira. Passamos a auxiliar nossos clientes em assuntos como fluxo de caixa, orçamentação e análise de resultados”, diz. O reconhecimento da estratégia é evidente em números. Em dez anos, os clientes da carteira da NTW passaram de 40 para 350, e novas unidades foram inauguradas em Belo Horizonte e Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri.
Além da mudança no perfil dos serviços, Pereira destaca o ISO 9001, certificado conquistado pela empresa, em 2009. Ele diz que o título consagrou o padrão de serviços oferecidos, o que foi muito importante para fidelizar a clientela.
Valorização – A busca constante de um melhor relacionamento com os funcionários também é preocupação da NTW, que considera seu principal desafio na área, hoje, a retenção de talentos. Pereira lembra que o fato de ter perdido na fase final a eleição para o Prêmio MPE Brasil, em 2009, foi decisivo para que o trabalho se direcionasse também à equipe. “Vendo os outros candidatos, percebi que esta era uma das áreas que podiam ser aprimoradas”, relembra.
A partir de então, um intenso trabalho de valorização dos funcionários foi desenvolvido. Hoje, os colaboradores cursando graduação e pós-graduação têm 75% e 50%, respectivamente, das mensalidades escolares pagas pela empresa.
Outra ideia surgiu no ano passado, quando Pereira dividiu os 60 colaboradores da NTW em equipes, para uma competição. Em jogo estavam os rumos do negócio.
Os participantes tinham de sugerir melhorias nos processos e oportunidades de novos negócios. A equipe vencedora foi premiada com um notebook e diárias na rede de hotéis Tauá. As sugestões dadas pelo time campeão serão implantadas em até 18 meses. Entre elas, medidas para redução de custos, ações sustentáveis e dicas para aumentar a integração entre os departamentos da empresa. Folgas no dia de aniversário, participação nos resultados e ginástica laboral foram outros incentivos adotados pela NTW.
Entre os objetivos da empresa, o mais arrojado é tornar a NTW, até o segundo semestre, um sistema de franquias. O executivo garante que a empresa será a primeira de contabilidade do país a oferecer filiais com a marca neste segmento de negócios, já comuns nos Estados Unidos e Europa. Segundo Pereira, o modelo de gestão aplicado na companhia, pode ser replicado em qualquer parte do país e deve garantir o sucesso da nova aposta.
Fonte: Diário do Comércio de Belo Horizonte

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